Aniversário de Marabá terá café da manhã popular, Helder lançando obra e shows nacionais
Município completa 110 anos nesta quarta-feira (5)
Marabá comemora nesta quarta-feira 110 anos de emancipação e tem 283 mil habitantes, segundo o IBGE (Foto: Jordão Nunes)
A festa para comemorar os 110 anos de Marabá promete várias atividades entre esta terça (4) e quarta-feira (5). Além do palco montado na VP-02, na Folha 16, no Núcleo Nova Marabá, onde acontecerão os shows para celebrar o aniversário do município, a prefeitura está organizando o tradicional café da manhã no Bairro Francisco Coelho, que acontece na manhã do dia 5 de abril.
Um convidado ilustre e sempre presente em Marabá também estará celebrando a data, trazendo novidades. O governador do estado, Helder Barbalho, chega ao final da tarde desta terça-feira para entregar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no Quartel do 4º Batalhão da Polícia Militar, localizado na Nova Marabá.
Logo cedo, na manhã do dia seguinte, ele participa do café da manhã no Cabelo Seco, e, a partir das 9h, Barbalho fará o lançamento da obra da Usina da Paz em Marabá, na Avenida Sororó, esquina com a Avenida Paraíso, entre os bairros Liberdade e Independência. O governador também vai aproveitar a oportunidade para entregar benefícios do CredCidadão.
A programação oficial do aniversário começa a partir das 20h de hoje, com show da cantora Ruanna Ly. Logo em seguida, se apresentam as atrações nacionais: primeiro o cantor Zé Vaqueiro e depois Xand Avião. A previsão é que a festa se estenda até as 3h da manhã, com o encerramento feito pela DJ Beea.
Vale ressaltar que os shows estão sendo patrocinados pelo governo do estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, que tem Thiago Miranda como atual presidente, filho do prefeito de Marabá, Tião Miranda.
Segundo Genival Crescêncio, secretário municipal de Cultura, a festa na Nova Marabá terá um grande esquema de segurança: “Trouxemos para um espaço mais amplo, que facilita a circulação de veículos pelas VPS, que são avenidas mais largas e servem de estacionamento. Todos os órgãos de segurança do município estarão presentes”.
História de Marabá
Criado em 27 de fevereiro de 1913, por reivindicação da comunidade marabaense, o município só foi instalado formalmente em 5 de abril do mesmo ano, data que passou a ser comemorada como seu aniversário, e só recebeu o título de cidade em 27 de outubro de 1923.
Com a abertura da PA-70, em 1969, Marabá é ligada à Rodovia Belém-Brasília. E, em 1980, a cidade é assolada pela maior enchente da sua história. Já restaurada, em 1988 dá início aos preparativos para a instalação de indústrias siderúrgicas, para produção de ferro-gusa, negócio que veio trazer grandes benefícios e expansão para o município.
Em meados de 1998, o número de habitantes fixos alcançava 157.884. Sempre nesse processo de crescimento, no ano seguinte firmou como a sede de grandes eventos de repercussão nacional: MARALUAR, EXPOAMA, FECAM e FICAM.
Atualmente, a população marabaense está em torno de 283.542 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o crescimento dessa estimativa é inevitável, já que a cidade está em processo de desenvolvimento acelerado e recebe muitas pessoas vindas de outras localidades.
Leia outras notícias em VejaMaraba.com.br. Siga a Veja Marabá no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nosso canal do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail