Eleições Municipais: Pré-candidatos do PT negam que estejam sendo rifados

Maria do Carmo e Dirceu Ten Caten, são pré-candidatos do PT.

A notícia de que o MDB e PT tramam contra o atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), causou um alvoroço nos bastidores destes partidos na capital paraense, como também no interior, já que observadores mais atentos avaliam que para priorizar Belém, o PT teria que abrir mão de disputar as eleições em municípios importantes para o MDB e o PT, como Marabá e Santarém, onde o deputado estadual Dirceu Ten Caten e a deputada estadual Maria do Carmo, estão respectivamente posicionados como pré-candidatos.

MARABÁ

Tendo recebido 8.719 votos em sua última eleição para deputado estadual em Marabá, Dirceu Ten Caten (PT) foi o primeiro pré-candidato a se apresentar à disputa eleitoral de 2024, visando a sucessão do atual prefeito, Tião Miranda (MDB), que como todos sabem, tem outros nomes na disputa por sua cadeira. Um destes nomes é de Chamonzinho (MDB), que foi o deputado estadual mais votado do Pará em 2022, com 109.287 votos, sendo 20.398 votos somente em Marabá, sendo o segundo deputado estadual mais votado no município, e que com sua família ostenta um dos maiores patrimônios e riquezas entre os políticos paraenses.

SANTARÉM

Segundo o jornalista João Salame, Maria do Carmo confirmou que se encontrou com o senador Beto Faro recentemente, mas os dois petistas não tocaram no assunto das eleições para a prefeitura de Santarém. Maria também disse que nunca tratou com o governador Helder Barbalho sobre as eleições em Santarém, o que soa como estranho para quem tem como objetivo principal a cadeira de prefeita.

O que se sabe é que lá em Santarém, sob o comando do irmão de Maria, Everaldo Martins, o PT municipal está preparado para a guerra e não abre mão da candidatura própria, com Maria do Carmo para prefeita novamente.

Maria deixou escapar que “a única hipótese de recuar (da candidatura à prefeita) é se houver um pedido de Lula nesse sentido”. Ora, se for isso, nada que um pedido de Helder para que o presidente o atenda em seus interesses locais.

Em Agosto deste ano, Lula visitou Santarém pela última vez, quando foi inaugurar o trecho Santarém-Manaus do sistema Infovia 01 do Programa Norte Conectado e frustrou a militância petista presente quando não falou nada sobre a pré-candidatura de Maria do Carmo, como esperavam os petistas que lotaram a cerimônia do evento, realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Ao lado do prefeito Nélio Aguiar (União Brasil), Lula citou o nome da deputada Maria do Carmo Martins, que por duas ocasiões foi prefeita de Santarém e que agora, segundo ele, deve torcer para que dê certo a gestão de outros prefeitos, não dando qualquer sinal de que apoiará a petista para ser prefeita de Santarém em 2024.

“A Maria do Carmo, como democrata que é, ela já foi prefeita aqui, já governou o município. Ela sabe que torcer para o município dar certo e não dar errado. Porque se o município de certo, todo mundo vai viver bem. Por isso, nós vamos trabalhar juntos com os prefeitos”, disse Lula.

Assista:

Nélio Aguiar já cumpriu dois mandatos como prefeito e por isso não pode mais concorrer e agora indica o secretário regional de governo, José Maria Tapajós que conta com o apoio do prefeito e do ex-prefeito Lira Maia. Tapajós já foi vice-prefeito duas vezes e vereador por seis vezes, em Santarém.

Reprodução: Portal Estado do Pará On-line.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *