“O dilema de quem procura dentistas nos postinhos de Marabá”

Usuários reclamam da falta de fichas, demoras, falta de materiais e outros problemas no atendimento odontológico nos postos de saúde de Marabá

Asituação para quem procura um tratamento odontológico na rede municipal de Marabá no sudeste paraense é complicada. São diárias as reclamações de pessoas que procuram os postos de saúde atrás de ajuda para fazer um tratamento dentário ou até mesmo extrações.

O Sistema Único de Saúde, o SUS, disponibiliza para os municípios recursos para o “Projeto Brasil Sorridente 2022”, o tratamento odontológico é oferecido gratuitamente através desse programa. O programa é oferecido nos postos de saúde e em centros de especialidade odontológicas selecionados em diversos municípios.

Entretanto, não é essa a realidade que se vê em Marabá.

Aldenice Pereira Gonçalves é moradora do bairro Liberdade, bairro vizinho ao Laranjeiras e procurou o atendimento odontológico daquele posto de saúde para resolver um problema de dor de dente. Segundo ela, no dia 5 de setembro ela foi procurar atendimento no posto de saúde Laranjeiras e por volta de 5h50 da manhã não havia mais fichas para atendimento.

De acordo com ela, a informação que recebeu é que “as máquinas estão quebradas” e não há material para fazer limpeza e nem para fazer extração.

“Ao voltar pra casa fui até assaltada, roubaram meu celular, minha identidade e meu cartão do SUS, dois bandidos me assaltaram na avenida Gaviões”, disse. “É muito perigoso a gente levantar de madrugada para pegar uma ficha para arrancar dente ou para se consultar, podiam melhorar esse atendimento. Queria ver esses materiais estão indo pra onde? O que está acontecendo que as máquinas estão quebradas? Já está com uns 15 dias que quero arrancar meu dente, isso é uma falta de respeito com a população”, declarou.

“O postinho do bairro da Paz e da Independência estão do mesmo jeito”, declarou ela. “Cadê o secretário de saúde de não está andando nos postinhos de saúde para ver o que está acontecendo?”, cobrou dona Aldenice Pereira.

Outra denúncia recebida é a falta de materiais para a execução dos serviços dos odontólogos e técnicos em saúde bucal. É comum acontecer a falta de materiais para a execução dos serviços, e quando tem, os atendimentos são poucos.

De acordo com a prefeitura de Marabá, o atendimento odontológico funciona em 13 Unidades Básicas de Saúde. “Dessas 13 Unidades Básicas de Saúde com serviço odontológico, seis são equipes de Saúde da Família já prevendo a ampliação de mais equipes. Temos algumas especialidades como a periodontia, cirurgia buco maxilo, prótese, endodontia. No atendimento, estamos priorizando os indicadores, alcance de metas, no caso de atendimento a gestantes”, esclarece Mônica Sueli Veloso, responsável técnica pela coordenação de programas especiais de odontologia da SMS.

O posto de saúde Laranjeiras atende entre 8 a 10 pacientes por dia em demanda espontânea de urgência e emergência. Pela parte clínica o posto faz Restauração, Raspagem, Profilaxia e Extrações. Da parte de especialização: Canal, Bucomaxilo e Periodontia.

Ainda segundo a prefeitura, para conseguir atendimento odontológico na rede municipal, basta a pessoa se dirigir até uma das 13 UBS´s onde o serviço está disponível. Elas estão localizadas na Morada Nova, São Felix III, São Felix Pioneiro, Folha 11, Folha 33, Km 07, Folha 23, Bairro Nossa Senhora Aparecida, Velha Marabá, Bairro Belo Horizonte, Bairro da Paz e Laranjeiras. Normalmente são realizados, em média, 10 atendimentos por profissional.

Fonte: Reproduzida

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *