Pará é pioneiro em capacitação de agentes para atendimento à população de rua
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Prevenção e Defesa Social (DPS), em parceria com a Prefeitura de Belém por meio da Funpapa (Fundação Papa João XXIII), iniciou na manhã desta terça-feira, 26, a primeira capacitação do Brasil, direcionada aos agentes de segurança.
O curso “Atendimento Direcionado à População em Situação de Rua” objetiva a prestação de um atendimento mais sensibilizado e humanizado às pessoas em condições de vulnerabilidade nas ruas.
“Essa é uma capacitação desenvolvida em rede para que possamos atuar com qualificação e entendimento de que as abordagens policiais devam ser executadas de forma mais direcionada à grupos mais vulneráveis, como os que vivem em situação de rua, visto que é uma necessidade já apontada pelo Ministério Público, Defensoria Pública e órgãos do Judiciário. Hoje o nosso estado inicia hoje o primeiro movimento de capacitação dos seus agentes para que possamos nos adequar a novas realidades e necessidades que se abrem para que nossos policiais possam agir dentro da Lei, com maior entendimento do seu papel junto à sociedade”, destacou o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.
Durante o encontro serão abordadas temáticas como: As políticas de assistência; A pessoa em situação de rua; Da realidade do Brasil e do Pará, e ainda, serão realizadas oficinas e dinâmicas interativas para que os agentes possam aprender e entender melhor o contexto da vulnerabilidade da população e dialogar de forma sistemática o trabalho de assistência social e segurança pública.