Temporal deixa Cajazeiras sem energia. Equatorial se nega a recuperar rede danificada
O distrito de Cajazeiras, a 30 Km de Itupiranga, está sem energia há dois dias.
Um temporal derrubou a rede de distribuição sem que a concessionária Equatorial atenda aos apelos da comunidade, para restabelecer o sistema.
Cajazeiras tem cerca de 7 mil habitantes, e é uma das comunidades rurais mais habitadas no interior do Pará, com um comércio forte bastante diversificado.
Completando três dias no final desta segunda-feira, 16, sem que a companhia de energia normalize o fornecimento da luz, lojas de açougues, sorveterias, unidade de saúde, tudo o que depende de energia para funcionar, encontra-se paralisado.
O prejuízo dos comerciantes é muito grande.
Por mais que a população venha fazendo apelos para a Equatorial mandar equipes de plantão recuperar a rede danificada, a concessionária nunca se manifestou.
Na manhã desta segunda-feira, representantes do comércio e do setor agropecuário de Cajazeiras estiveram na sede do município, em Itupiranga, buscando apoio das autoridades para a solução do grave problema.
O secretário de infraestrutura do município, Paulo Barros, ouviu relatos dos moradores e os conduziu à sede do Ministério Público na cidade, onde foi feito um Termo de Declarações (abaixo) junto à Promotoria de Justiça local narrando a gravidade da situação, com pedido de providências.
A Equatorial deverá ser notificada ainda nesta segunda-feira.
O secretário Paulo Barros falou pelo telefone com o blog denunciando a falta de compromisso da Equatorial com a população da zona rural.
“Esse procedimento dessa empresa concessionária de energia é de extrema irresponsabilidade, considerando os prejuízos que a população de Cajazeiras está sofrendo nos últimos dois dias com a falta de energia, sem que a Equatorial acione suas equipes técnicas para sanar o problema. Não podemos admitir essa falta de respeito para com nossas comunidades rurais”, disse.
Na foto acima, moradores de Cajazeiras na sede do Ministério Público.