Vereadores denunciam que tomógrafo encontra-se quebrado e sem manutenção a três semanas no hospital municipal
Prefeitura informou que o “tomógrafo” se encontra na garantia e aguarda manutenção em Marabá
MARABÁ – Na Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Marabá (CMM), no dia 10 de outubro de 2023, os vereadores Frank do Jardim União (SD) e Fernando Henrique (PSC) denunciaram que um tomógrafo está sem funcionar, há cerca de três semanas, no Hospital Municipal de Marabá (HMM), na cidade de Marabá, no sudeste do Pará.
Foi informado com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura Municipal de Marabá sobre o problema existente no aparelho em questão. Segundo a Ascom, “o tomógrafo, por ser um equipamento de alta complexidade no seu reparo e por ainda está dentro do prazo de garantia, depende da empresa fabricante para realização de qualquer serviço de manutenção”.
De acordo com a Assessoria de Comunicação, a “Secretária de Saúde (SMS) já acionou a assistência técnica de forma imediata, junto à Empresa Excimer Tecnologia e aguarda a chegada de um dos itens danificados para o retorno à normalidade o mais rápido possível. Enquanto isso, uma empresa terceirizada está fazendo o serviço de tomografia sem danos maiores aos diagnósticos dos pacientes”, fechou a nota.
O Prefeito Sebastião Miranda (PSD) afirmou que, assim que o problema foi detectado no tomógrafo, a Empresa Excimer Tecnologia, com Sede em Brasília (DF), foi acionada pela Prefeitura de Marabá com o objetivo de resolver a falha técnica para continuação do serviço prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na terça-feira (17), a PMM recebeu o Ofício Nº 04/2023, de 17 de outubro de 2023, com as explicações sobre a forma de reposição da peça danificada. LEIA:
“Primeiro, a população. Segundo, a população de novo”
O último Censo realizado, em 2022, indicou que a cidade de Marabá possui uma população estimada em 266.536 pessoas. Diante desta constatação, “está passando da hora” de nossos nobres parlamentares, entre eles os vereadores e deputados estaduais, articularem emendas junto aos seus deputados federais, senadores, governo do Estado do Pará e União, para compra de novos tomógrafos e outros aparelhos essenciais para prestação de serviço ao povo de Marabá.
Por ser uma cidade polo da Região do Carajás, o sistema de saúde de Marabá atende sua própria população e os doentes de mais 22 cidades. Diante deste enorme problema, cabe aos parlamentares eleitos pelo povo, sejam eles vereadores ou deputados, envidarem esforços para prestar um serviço de saúde com mais presteza para a população de Marabá.
Com informações do Portal Debate